ALUGA-SE TRATOR

ALUGA-SE TRATOR

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Setor de laticínios cresce em 2009 e mante´m ritmo em 2010



Notícias Online - Seagri (22/12/2009)

Pesquisa divulgada pela sueca Tetra Pak Dairy Index aponta que o consumo de lácteos resistiu à crise econômica mundial e deve crescer 1,3% este ano, saindo de 259 bilhões de litros em 2008 para 263 bilhões de litros em 2009. Menos afetado pela crise mundial, o Brasil ampliou o consumo em 2,5%, para 10,3 bilhões de litros. Só na região Nordeste do país, o aumento foi de 20%, segundo a Tetra Pak. A pesquisa leva em conta o consumo mundial de leite e outros lácteos líquidos (como leite flavorizado, evaporado e condensado) refrigerados ou não.
Os mercados emergentes, como o Brasil, devem continuar puxando o crescimento do consumo do setor de lácteos. "Nosso país ocupa a sexta posição entre os maiores produtores de leite do mundo e apresentamos o maior potencial de crescimento. Além disso, já somos o quinto maior exportador do produto e temos grandes chances de nos tornar o primeiro. Para 2010, podemos nos preparar para novo crescimento, que será impulsionado pela recuperação do mercado e dos valores de exportações", avalia Rodrigo Alvim, presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Mesmo nos mercados desenvolvidos, onde a Tetra Pak esperava recuo de 1,2% no consumo este ano, houve aumento de 0,6% na demanda. "O consumo global não caiu porque os consumidores não deixaram de comprar lácteos, apenas optaram pelos produtos mais baratos da categoria", ressalta Rodrigo. Porém, ele ressalta que para os mercados desenvolvidos, é um desafio aumentar a produção, uma vez que além das questões geográficas, eles já apresentam o que há de mais moderno em termos de tecnologia.
"As chances do Brasil são maiores: possuímos clima tropical, sem o rigor dos invernos de clima temperado; somos o quinto maior país em extensão territorial, o que nos daria, caso fosse necessário, condições de expansão de área para produção; temos enorme potencial para aumentar a produtividade, sem ser necessário a inclusão de um único hectare a mais em área e temos a quinta maior população, garantindo um grande mercado doméstico", defende Rodrigo.
Some a isso o fato de a cadeia leiteira brasileira gerar cerca de 3,6 milhões de empregos diretos e indiretos. Trata-se de uma atividade com uso intensivo de mão-de-obra, fixando a população rural no campo. "Esses dados sinalizam que com melhorias na eficiência produtiva (manejo, genética e nutrição), será possível elevar a produção, de forma a nos colocar entre os primeiros produtores mundiais", argumenta.
Ainda segundo a pesquisa, enquanto a perspectiva é de que o consumo no Brasil aumente a uma média ponderada de 3% entre 2009 e 2012, a expectativa é de queda de 0,6% nos Estados Unidos e no Reino Unido (dois dos países mais afetados pela crise) e de recuo de 2,3% no Japão. Já para Índia e China, a perspectiva é de crescimento de 2,2% e 7,1%, respectivamente. Para o consumo global, a previsão da Tetra Pak é de um crescimento a taxa anual acumulada de 2,2% entre 2009 e 2012, conforme estimativas realizadas no início deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário