ALUGA-SE TRATOR

ALUGA-SE TRATOR

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Criadores de Uibaí e Irecê recebem certificação de propriedade livre de Brucelose e Tuberculose

A Bahia é o Estado com o maior número de propriedades com certificação de área livre de Brucelose e Tuberculose do nordeste. Com nove fazendas livres dessas doenças, o Estado está à frente de Pernambuco com duas e do Ceará com apenas uma propriedade certificada. O programa, de âmbito nacional, foi iniciado na Bahia no ano passado e, para marcar o resultado positivo em território baiano, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), e o Ministério da Agricultura (Mapa), farão a entrega dos certificados no Parque de Exposições de Salvador nesta quinta-feira (3), às 17 horas.
As primeiras fazendas a receber o certificado estão localizadas nos municípios de Uibaí e Irecê, região caracterizada, em sua maioria, por produtores da agricultura familiar. As propriedades formam a área piloto do Projeto de Propriedades Livres de Brucelose e Tuberculose no Estado. A partir de agora esses agricultores familiares terão um produto qualificado e em condições de competitividade para exportação. O objetivo maior do projeto é promover a adesão de todas as propriedades da cadeia leiteira na Bahia já que a vacinação contra essas doenças ainda não é obrigatória. A estratégia da Adab é criar áreas com propriedades livres fornecedoras de produtos certificados. A conseqüência imediata é a geração de emprego, a garantia de animais saudáveis e a oferta de um produto qualificado para a população.
“Esta é mais uma contribuição para a construção de uma pecuária igualitária, forte e em conformidade com as determinações do governo federal. Queremos ver os produtos baianos ultrapassar as barreiras internacionais e conquistar seu lugar no mercado externo”, destaca o secretário da Agricultura, Roberto Muniz. Já o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, salienta que a sanidade dos rebanhos e a qualidade dos produtos lácteos baianos são assuntos de interesse do Estado e dos produtores. “Os produtos baianos podem gerar um efeito impactante no comércio internacional, mas antes disso tem que haver o compromisso dos pecuaristas quanto à adesão ao programa para garantir um produto qualificado e saudável para a população”.
A próxima etapa é organizar as indústrias de laticínios para processarem leite originário apenas de propriedades certificadas. As propriedades participantes do projeto piloto e já certificadas pelo MAPA são Fazenda Itapicuru, Fazenda Caldeirão, Fazenda Mangueira, Fazenda Canavieira e Fazenda Pedreira no município de Uibaí, e a Fazenda Valpadana, em Irecê. As ações para o sucesso do projeto foram estabelecidas com o apoio da Federação da Agricultura (Faeb), Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundap), indústrias leiteiras e prefeituras municipais.
Imprensa Seagri (02/12/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário