ALUGA-SE TRATOR

ALUGA-SE TRATOR

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Começa segunda etapa da campanha contra aftosa

Diário Oficial do Estado (09/11/2009)

A Bahia começou a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Até 30 deste mês, todo o rebanho do estado, estimado em 11 milhões de cabeças, deve ser imunizado contra a doença. Os mais de 270 mil criadores baianos podem adquirir a dose da vacina nos 780 pontos de revenda autorizados. Em seguida, os pecuaristas precisam declarar a vacinação dos animais num dos 428 escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
"Este é um projeto de extrema importância para a pecuária nacional", disse o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, durante o lançamento oficial da campanha no Parque de Exposições de Salvador. "Por isso vamos dar a contribuição baiana para garantir um Brasil livre da aftosa em 2010", afirmou, lembrando que a Bahia está há 12 anos sem foco da doença.
Imunização ­ As 15 coordenadorias regionais da Adab estão trabalhando intensamente em todos os municípios baianos, através de palestras, seminários e dias de campo, para explicar aos produtores que declarar é tão importante quanto vacinar. "Só com a declaração, o processo da vacinação é oficializado e completo", disse o diretor-geral da Adab, Cássio Peixoto. "Além disso, temos condições climáticas favoráveis para os animais em todo o estado, o que facilita o processo de imunização e, posteriormente, a declaração da vacinação nos escritórios locais da Adab", explicou. Na primeira etapa da campanha, foram vacinados 96,5% do rebanho baiano, com destaque para a região de Juazeiro, que atingiu 97% na zona-tampão.
A região recebeu recentemente parecer favorável da Superintendência Federal da Agricultura para ter reduzidas as suas fronteiras territoriais. "A vigilância ativa das coordenadorias de Juazeiro e Barreiras e o controle do trânsito de animais, dos eventos agropecuários e das casas de produtos agrícolas, além da reestruturação das barreiras sanitárias ao longo do território baiano, contribuíram para essa conquista", destacou Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário