ALUGA-SE TRATOR

ALUGA-SE TRATOR

domingo, 13 de setembro de 2009

Seagri quer inserir carne baiana no mercado global

Com um rebanho bovino em torno de 11,5 milhões de cabeças, a Bahia dá importantes passos para introduzir a carne bovina no mercado global.
Com esse objetivo, um grupo de trabalho está sendo constituído, por iniciativa conjunta da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), e associações de criadores, para montar a estrutura necessária à exportação do boi em pé e da carne.
O próximo passo será a criação da Câmara Setorial da Carne Bovina da Bahia, formada por representação do Estado e de todos os elos da cadeia da carne.
A exportação da carne bovina baiana foi debatida ontem em reunião do secretário da Agricultura, Roberto Muniz, com diversos representantes do setor.
"O objetivo final é exportar carne, mas vamos trabalhar a cadeia produtiva como um todo, buscando, entre outros resultados, o melhoramento genético do rebanho", disse o diretor de Pecuária da Seagri, Raimundo Sampaio.
Sustentabilidade – O secretário explicou que está sendo construída "uma política pública de Estado para dar sustentabilidade e segurança a este importante setor da agropecuária, que trará impactos positivos na economia do Estado e dos municípios".
Lembrou ainda que a agricultura familiar é responsável por 50% da pecuária baiana e que as medidas que estão sendo adotadas vão beneficiar este segmento.
Além da criação do GT e da Câmara Setorial, também foi decidida na reunião a elaboração de projetos pilotos para melhorar a logística de comercialização interna e o início da exportação do boi em pé.
Diário Oficial do Estado (10/09/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário